O PRETO E BRANCO QUE TORNA TUDO MAIS REAL Sobre A Lista de Schindler

Falhei com o blog durante alguns dias e espero que isso nunca mais aconteça. Bem, agora terei que escrever triplicado para dar conta do atraso!

O nono filme a ser exibido nas tardes da MOSTRA 21 em Juazeiro do Norte será o impressionante A LISTA DE SCHINDLER, que garantiu o primeiro Oscar de Melhor Diretor para Steven Spielberg. Ele já era um cineasta bem-sucedido, responsável por filmes que levaram milhões de pessoas aos cinemas, tais como E. T., Tubarão e Indiana Jones. Acontece que estes eram engraçados, empolgantes, de aventura e mesmo que pertençam, hoje em dia, à categoria de clássicos, estarão sempre cotados como entretenimento para massas.

A missão de Spielberg, já ensaiada no também muito belo IMPÉRIO DO SOL, era produzir uma obra séria e impactante. E ele conseguiu. Os anos 90 receberam mais um filme sobre o holocausto vindo das mãos de um criador de espetáculos e se depararam com um trabalho quase documental onde o espectador se viu verdadeiramente transportado para a Alemanha nazista daqueles tempos.

Oskar Schindler, o industrial alemão, existiu de fato e era muito rico e poderoso. Quando decide montar uma fábrica na Polônia e usar mão de obra judia estava disposto a lucrar muito com essa iniciativa. Acontece que Schindler era um homem sensível e que amava os seres humanos. Quando descobre o que estão fazendo aos judeus nos Campos de Concentração resolve se arriscar deportando o maior número possível de seus funcionários.

A câmera do diretor norte-americano captura as imagens como se elas fossem de época. Ele fez isso em MUNIQUE quando filma uma história dos anos 70 com as mesmas cores e formato dos filmes produzidos nessa época. Em A Lista de Schindler o Preto e Branco torna-o mais real e verdadeiro. Sabemos que o uso da cor no início do século XX era associado à fantasia e ao sonho. Spielberg confirma essa tendência filmando em P&B e fazendo-nos crer, a nós espectadores, que estamos diante do inferno humano sobre a terra. O horror é filmado com beleza e a tragédia nos enche a alma de cumplicidade com todas aquelas vidas.

Para a nova geração que ainda não havia se deparado com essa história, prepara-se para uma sessão devastadora e muito emocionante.

0 comentários:

Postar um comentário

Assine o nosso Feed

Cadastre seu email e receba as atualizações da mostra 21:

Delivered by FeedBurner

Pesquisar no blog