Filmes

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
(The Boy in the Striped Pyjamas, Dir. Mark Herman, Reino Unido/EUA, 2008, 93min)
Classificação etária: 12 anos
Dia: 09/01/2012
13h
Local: CCBNB – JUAZEIRO DO NORTE

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.

















DESEJO E REPARAÇÃO
(Atonement, Dir. Joe Wright, Reino Unido/França, 2007, 130min)

Dia: 10/01/2012
13h
Local: CCBNB – JUAZEIRO DO NORTE


O filme conta a história de Briony Tallis, filha mais nova de uma família aristocrata britânica cujo hobby é escrever. Com uma imaginação fértil, Briony, aos 13 anos, acusa Robbie Turner, filho da governanta e pretendente amoroso de sua irmã Cecília, de um crime que ele não cometeu. A acusação destrói o recém-descoberto amor de Robbie e Cecilia e altera dramaticamente o curso da vida de todos.














MÁ EDUCAÇÃO
(La Mala Educación, Dir. Pedro Almodóvar, Espanha, 2004, 105min)

Dia: 11/01/2012
13h
Local: CCBNB – JUAZEIRO DO NORTE

Madri, 1980. Enrique Goded é um cineasta que passa por um bloqueio criativo e está tendo problemas em elaborar um novo projeto. É quando se aproxima dele um ator que procura trabalho, se identificando como Ignacio Rodriguez, que foi o amigo mais íntimo de Enrique e também o primeiro amor da sua vida, quando ainda eram garotos e estudavam no mesmo colégio. Goded recebe do antigo amigo um roteiro entitulado "A Visita", que parcialmente foi elaborado com experiências de vida que ambos tiveram. Goded lê o roteiro com profundo interesse. Este relata as fortes tendências de pedofilia que tinha um professor de literatura deles, o padre Manolo, que vendo Ignacio e Enrique em atitude suspeita diz que vai expulsar Enrique. Ignacio, sabendo que Manolo era apaixonado por ele, diz que fará qualquer coisa se ele não expulsar Enrique. Então, Manolo promete e molesta Ignacio, mas não cumpre a promessa e expulsa Enrique. Goded decide usar a história como base do seu próximo filme e, por causa de um isqueiro, vai até a casa de Ignacio e constata uma verdade surpreendente.














UNDERGROUND – MENTIRAS DE GUERRA
(Underground, Dir. Emir Kusturica, Hungria/Alemanha/França/Iugoslávia, 1995, 170min)

Dia: 12/01/2012
13h
Local: CCBNB – JUAZEIRO DO NORTE


Em tom de fábula, o filme conta a história de Marko, proprietário de uma fábrica clandestina de armas que usa policiais refugiados como mão-de-obra. Tudo começa na Segunda Guerra e, pelo amor de uma mulher, Marco mantém seus colegas refugiados por lá durante 20 anos. 






A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM
(The Graduate, Dir. Mike NIchols, EUA, 1967, 105min)

Dia: 13/01/2012
13h
Local: CCBNB – JUAZEIRO DO NORTE

Benjamin Braddock acaba de sair da universidade e volta para casa de seus pais em Los Angeles. Para receber o rapaz, eles organizam uma festa para apresentá-lo aos amigos. A mulher do melhor amigo de seu pai, a Sra. Robinson, fica atraída por ele e faz de tudo para seduzi-lo, mas o rapaz ainda é virgem e foge de suas insinuações indecorosas. Tudo se complica mais ainda quando Benjamin conhece Elaine, filha da "femme fatale", e se apaixona loucamente, tendo de enfrentar a paixão desenfreada da mãe e os próprios tabus da sociedade. Filme de estréia de Dustin Hoffman. Vencedor do Oscar de Melhor Diretor para Mike Nichols, em 1968.











KRAMER VS. KRAMER
(Kramer vs. Kramer, Dir. Robert Benton, EUA, 1979, 101min)

Dia: 14/01/2012
13h
Local: CCBNB – JUAZEIRO DO NORTE

Para Ted Kramer, o trabalho vem antes da família e Joanna, sua mulher, descontente com a situação, sai de casa, deixando Billy, o filho do casal, com o pai. Ted então tem que se preocupar com o menino, dividindo-se entre o trabalho, o cuidado com o filho e as tarefas domésticas. Quando consegue ajustar a estas novas responsabilidades, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ted porém se recusa e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia de Billy.Ganhador do Oscar em cinco categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator (Dustin Hoffman) e Melhor Atriz Coadjuvante (Meryl Streep). 










ADEUS, MINHA CONCUBINA
(Ba Wang Bie Ji, Dir. Chen Kaige, China/Hong Kong, 1993, 171min)

Dia: 15/01/2012
13h
Local: CCBNB – JUAZEIRO DO NORTE

Esta é a comovente história de dois homens unidos pelo destino e pela arte, trabalhando para a tradicional Ópera de Pequim. Assim Cheng e Duan se tornaram atores famosos representando a cortesã e o Rei na famosa Ópera Adeus, Minha Concubina. Mas, no auge da fama, Duan se apaixona por Juxian (Gong Li), a prostituta mais desejada de Pequim. Pressionado pelo amor e pelo ciúme de seu companheiro de palco, Cheng passa a ter comportamento muito estranho. E, entre brigas e reconciliações, o diretor Cheng Kaige faz um apanhado da recente história da China, mostrando os resquícios do Império, a ocupação japonesa e a Revolução Cultural com as violentas transformações históricas do Século XX.








DANÇANDO NO ESCURO
(Dancer in the Dark, Dir. Lars Von Trier, Dinamarca/ Alemanha/ Holanda/ EUA/ Reino Unido/ França/ Suécia/ Finlândia/ Islândia/ Noruega, 2000, 140min)

Dia: 16/01/2012
13h
Local: Teatro Patativa do Assaré – SESC JUAZEIRO DO NORTE

Selma Jezkova é uma mãe-solteira tcheca que foi morar nos Estados Unidos. Ela tem uma doença hereditária que a faz perder a visão, algo que também deverá acontecer um dia a seu filho Gene, um garoto de doze anos. Entretanto, em virtude de saber que existem médicos nos Estados Unidos que podem operar seu filho isto foi o suficiente para fazê-la imigrar para o país. Ela trabalha muito duro e guarda tudo o que ganha para a cirurgia do filho. Bill e Linda, seus vizinhos, juntamente com Kathy, uma colega de fábrica, a ajudam no que é possível, mas quando Bill se vê em dificuldades financeiras rouba o dinheiro que Selma tinha economizado duramente. Este roubo é o ponto de partida para trágicos acontecimentos.








A LISTA DE SCHINDLER
(Schindler’s List, Dir. Steven Spielberg, EUA, 1993, 197min)

Dia: 17/01/2012
13h
Local: Teatro Patativa do Assaré – SESC JUAZEIRO DO NORTE

O alemão Oskar Schindler decide usar mão-de-obra judia para abrir uma fábrica na Polônia. Testemunha do massacre aos judeus durante a Segunda Guerra, ele faz da fábrica um refúgio, salvando mais de mil vidas ameaçadas pelo nazismo. Mas para isso é preciso desafiar o regime.











LONGE DO PARAÍSO
(Far From Heaven, Dir. Todd Haynes, EUA, 2002, 107min)

Dia: 18/01/2012
13h
Local: Teatro Patativa do Assaré – SESC JUAZEIRO DO NORTE

 Ambientado na década de 50, traz todo um universo vigoroso e requintado norte-americano de maneira de maneira sutil e bela. Inicialmente, somos apresentados a uma típica família americana bem sucedida da época: os Whitakers. Cathy é uma típica dona de casa da época. Submissa e prestativa, Cathy está sempre ajudando os mais necessitados, preocupada com o marido, cuidando das crianças, dando festas... Já Frank é um bem sucedido empresário ocupado demais para se preocupar com os filhos e esposa entre outras coisas. Cathy e Frank tinham uma imagem forte e eram tidos como símbolos da união e da família na sociedade em que estavam inseridos; até que, numa bela noite, toda essa ilusão termina...









LAVOURA ARCAICA
(Lavoura Arcaica, Dir. Luiz Fernando Carvalho, Brasil, 2001, 163min)

Dia: 19/01/2012
13h
Local: Teatro Patativa do Assaré – SESC JUAZEIRO DO NORTE

Adaptação do livro de Raduan Nassar, é uma versão ao avesso da parábola do filho pródigo que à casa torna. André é filho desgarrado, e Pedro, o mais velho, recebe a missão de trazê-lo de volta ao lar.










DÚVIDA
(Doubt, Dir. John Patrick Shanley, EUA, 2008, 104min)

Dia: 20/01/2012
13h
Local: Teatro Patativa do Assaré – SESC JUAZEIRO DO NORTE

1964. O carismático padre Flynn tenta acabar com os rígidos costumes da escola St. Nicholas, localizada no Bronx. A diretora do local é a irmã Aloysius Beauvier, que acredita no poder do medo e da disciplina. A escola aceitou recentemente seu primeiro aluno negro, Donald Miller, devido às mudanças políticas da época. Um dia a irmã James conta à diretora suas suspeitas sobre o padre Flynn, de que esteja dando atenção demais a Donald. É o suficiente para que a irmã Aloysius inicie uma cruzada moral contra o padre, tentando a qualquer custo expulsá-lo da escola.















CLUBE DA LUA
(Luna de Avellaneda, Dir. Juan José Campanella, Argentina, 2004, 143min)

Dia: 21/01/2012
13h
Local: Teatro Patativa do Assaré – SESC JUAZEIRO DO NORTE

Luna de Avellaneda é um clube de dança fundado em Buenos Aires na década de 1940. Durante mais de 40 anos diversos clubes como este funcionaram nos bairros da capital argentina, trazendo diversão e vida social para seus habitantes. A crise financeira dos anos 90, porém, fez com que estes clubes começassem a fechar suas portas. Ameaçado pela falta de clientes, o Avellaneda enfrenta sua maior crise. À beira da falência, os descendentes de seus fundadores se unem para evitar o pior: a transformação do clube em um cassino.








OS AMANTES DO CÍRCULO POLAR
(Los Amantes del Circulo Polar, Dir. Julio Medem, Espanha, 1998, 113min)

Dia: 22/01/2012
13h
Local: Teatro Patativa do Assaré – SESC JUAZEIRO DO NORTE

Inicialmente, Os Amantes do Círculo Polar pode ser descrito como uma história de amor entre Anna e Otto, que nos são apresentados como duas crianças de oito anos de idade que decidem, desde tão cedo, que foram feitos um para o outro. A certeza deles é tanta que ambos põem suas vidas numa espécie de piloto automático, pois sabem que nunca deixarão de estar juntos, mesmo depois que uma primeira ação do destino os torna praticamente irmão e irmã, já que o pai de Otto e a mãe de Anna apaixonam-se e decidem morar juntos.










ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
(No Country for Old Men, Dir. Ethan Coen e Joel Coen, EUA, 2007, 122min)

Dia: 23/01/2012
13h
Local: Teatro Patativa do Assaré – SESC JUAZEIRO DO NORTE
No oeste do Texas, na década de 80, Llewelyn Moss, veterano do Vietnã, aproveita uma venda malfeita de drogas para fugir com US$ 2 milhões. Porém, ele passa a ser perseguido por um violento e implacável assassino, que nem mesmo o xerife Bell pode conter.

















ANTES DA CHUVA
(Before the Rain, Dir. Milcho Manchevski, Inglaterra/França/Macedônia, 1994, 113min)

Dia: 24/01/2012
13h
Local: Teatro Patativa do Assaré – SESC JUAZEIRO DO NORTE

Uma Macedônia dilacerada pela guerra serve como pano de fundo para três narrativas: Palavras, na qual um monge se apaixona por uma garota refugiada, Rostos, em que uma fotógrafa se vê dividida entre o marido e o amante e Imagens, que mostra o retorno do premiado fotógrafo Aleksander à sua nativa Macedônia. Poético e visceral, um belo retrato sobre relacionamentos e amores.











AMÉM
(Amen., Dir. Costa-Gavras, França/Alemanha/Romênia/EUA, 2002, 132min)

Dia: 25/01/2012
13h
Local: Teatro Patativa do Assaré – SESC JUAZEIRO DO NORTE

Durante a 2ª Guerra Mundial, um oficial da SS, desenvolve um produto para tornar mais eficiente a limpeza de tanques. Seu produto, porém, é utilizado para matar os judeus nos campos de concentração. Horrorizado, ele procura o jovem padre Ricardo Fontana que, sendo de família influente, poderia solicitar a interferência do Papa Pio XII para impedir o genocídio dos judeus. Nessa trama se desenrola toda a saga desses dois jovens, um movido pela culpa outro pela consciência e toda a intensa luta para salvar milhões de judeus. Ao mesmo tempo a situação cria a polêmica que persegue a igreja católica até hoje: Qual o seu papel na 2ª Guerra ou como é possível ser cristão e nazista?
Dirigido pelo vencedor do Oscar, Costa-Gravas (Missing - Desaparecido, Um Grande Mistério), Amém é um filme intenso, provocante, histórico e que discute corajosamente a relação polêmica entre o Vaticano e o III Reich.






MAR ADENTRO
(Mar Adentro, Dir. Alejandro Amenábar, Espanha, 2004, 125min)

Dia: 26/01/2012
13h
Local: Teatro Patativa do Assaré – SESC JUAZEIRO DO NORTE

Baseado na história real de Ramón Sampedro, o filme retrata a luta de um homem – nascido em uma pequena vila de pescadores na Galícia – para dar um fim a sua própria vida. Na juventude, Ramón sofreu um acidente que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 27 anos. Com uma lucidez e inteligência cativante, Ramón lutou na justiça pelo direito de decidir sobre a sua vida, o que gerou vários conflitos com seus familiares, com a igreja, com a sociedade.





Trailer provided by Video Detective






E SUA MÃE TAMBÉM
(Y Tu Mamá También, Dir. Alfonso Cuarón, México/EUA, 2001, 105min)

Dia: 27/01/2012
13h
Local: Teatro Patativa do Assaré – SESC JUAZEIRO DO NORTE

Quando suas namoradas vão para o exterior, Tenoch e Julio encontram Luisa em um casamento, e a convidam para fazer uma viagem de carro para uma praia que dizem ser linda e quase totalmente desconhecida. Luisa se deixa levar e os três partem na viagem, onde passarão por muitas situações que colocarão em prova suas amizades.








ÚLTIMO TANGO EM PARIS
(Ultimo Tango a Parigi, Dir. Bernardo Bertolucci, França/Itália, 1972, 136min)

Dia: 28/01/2012
13h
Local: Teatro Patativa do Assaré – SESC JUAZEIRO DO NORTE

Ele é um americano de 45 anos morando em Paris, atormentado pelo suicídio de sua esposa. Ela é uma beldade parisiense de 20 anos, noiva de um jovem cineasta. Sem querer saber os nomes um do outro, estas duas almas torturadas se unem para satisfazer seus desejos sexuais em um apartamento tão vazio como suas trágicas e sombrias vidas. Arrebatados em uma dança carnal frenética que eles parecem incapazes de interromper, esses dois amantes improváveis levam sua paixão a alturas e profundezas eróticas acima de qualquer coisa que eles jamais haviam imaginado...









BASTARDOS INGLÓRIOS
(Inglourious Basterds, Dir. Quentin Tarantino, Alemanha/EUA, 2009, 153min)

Dia: 29/01/2012
13h
Local: Teatro Patativa do Assaré – SESC JUAZEIRO DO NORTE

2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.








MONSIEUR VERDOUX
(Monsieur Verdoux, Dir. Charles Chaplin, EUA, 1947, 124min)

Dia: 09/01/2012
18h30
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO

Chaplin conta, com muito humor negro, a história de um assassino em série que utiliza suas mortes para sustentar sua família.  















AMIGAS DE COLÉGIO
(Fucking Amal   Dir. Lukas Moodysson, Dinamarca/Suécia, 1998, 89min)

Dia: 11/01/2012
18h30            
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO

Na pacata Åmål, Elin é a garota mais cobiçada do colégio. Sua fama enlouquece os garotos, que a desejam como um objeto. Já Agnes é novata na cidade. É inteligente, culta, bonita, mas não faz o tipo "popular" e não se identifica com a turma. Seu diário revela que seus desejos e paixão platônica pertencem a Elin. Quando esta chega para a frustada e vazia festa de aniversário de 16 anos, Agnes se recompõe, e mais tarde, choca-se com a atitude de Elin que, inesperadamente, lhe dá um beijo. A partir de então, uma crise de identidade e opção sexual passa a fazer parte da intimidade das duas garotas, que se vêem apaixonadas, mas não sabem como assumir a relação.
















KATYN
(Katyn   Dir. Andrzej Wajda, Polônia, 2007,118min)

Dia: 12/01/2012
18h30            
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO

Em 1939, após a invasão da Polônia pelos nazistas, tropas russas ocupam o leste do país. Milhares de oficiais poloneses são mantidos sob custódia e enviados a campos de concentração. Entre eles está Andrzej, que se recusa a fugir com sua esposa Anna, para honrar seu compromisso com o exército. Assim como inúmeras outras mulheres, Anna aguarda ansiosamente o retorno do marido e recebe com total descrença as evidências de que ele tenha sido assassinado. Até que, em 1943, são descobertas grandes covas coletivas na floresta de Katyn.














BOOGIE NIGHTS – PRAZER SEM LIMITES
(Boogie Nights.  Dir. P. T. Anderson, EUA, 1997, 156min)

Dia: 13/01/2012
18h30            
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO

Aos 17 anos, rapaz sexualmente bem-dotado (Mark Wahlberg) é descoberto por veterano diretor (Burt Reynolds), que o transforma numa celebridade da subcultura do mundo pornô, no apogeu dos anos 70. Mas a súbita fama pode ter seu preço.










À PROCURA DE ERIC
(Looking for Eric. Dir. Ken Loach, Bélgica/Espanha/França/Itália/Reino Unido, 2009, 116min)

Dia: 14/01/2012
18h30            
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO
                                 
O carteiro Eric está desperdiçando sua própria vida... Sua caótica família, seus enteados travessos e o misturador de cimento no jardim da frente não ajudam, mas é o segredo de Eric que o motiva a mudar. Ele conseguirá encarar Lily, a mulher que ele amou há 30 anos? Apesar do grande esforço e da vontade de seus amigos fãs de futebol, Eric continua se afundando. Em tempos de desespero é necessário um baseado e que um amigo especial venha de outro lugar para desafiar o carteiro perdido a fazer uma viagem pelo mais perigoso território – o passado. Como os chineses, e um francês, dizem: "Quem tem medo de jogar o dado, nunca vai tirar um seis."











HEDWIG – ROCK, AMOR E TRAIÇÃO
(Hedwig and the Angry Inch. Dir. John Cameron Mitchell, EUA, 2000, 95min)

Dia: 15/01/2012
18h30            
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO
                                 
Hansel é um jovem que mora em Berlim Ocidental e que sonha em se tornar uma grande estrela do rock nos Estados Unidos. Até que ele conhece um belo americano que lhe promete amor e liberdade e que pode fazer com que todos os seus sonhos se tornem reais. Mas para ir para os Estados Unidos juntamente com ele Hansel precisará fazer uma operação de mudança de sexo, pois somente assim com ele poderá se casar. Assim nasce Hedwig (John Cameron Mitchell), que chega a Kansas no mesmo dia em que o Muro de Berlim é derrubado. Preparando-se para dar início à sua carreira, Hedwig utiliza pesada maquiagem, uma peruca a la Farrah Fawcett e forma sua própria banda, chamada The Angry Inch. Porém, Hedwig logo se apaixona por um garoto de 16 anos chamado Tommy Gnosis (Michael Pitt) que acaba lhe dando um golpe e roubando suas canções, tornando-se assim a estrela do rock que Hedwig sempre sonhou ser. Recusando-se a ser derrotada, Hedwig começa então a cantar juntamente com sua banda em restaurantes e bares, buscando o reconhecimento por seu trabalho. 













ANTICRISTO
(Antichrist. Dir. Lars von Trier, Dinamarca/Alemanha/França/Itália/Suécia/Polônia, 2009, 109min)

Dia: 16/01/2012
18h30            
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO
                                 
Casal isola-se numa cabana na floresta, após a morte de seu único filho. Filme cheio de simbolismo dividido em prólogo, três capítulos e epílogo.













AIMÉE E JAGUAR
(Aimée & Jaguar. Dir.Max Farberbock, Alemanha, 1999, 126min)

Dia: 17/01/2012
18h30            
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO
                                 
Em plena Segunda Guerra Mundial, a judia Felice Schragenheim resolve por permancer em Berlim, mesmo havendo o perigo constante de ser capturada a qualquer momento pelos soldados nazistas. Tudo por causa de seu grande amor: Lilly Wust, a pacata esposa de um soldado alemão e mãe de três filhos.













ESCOLA DO RISO
(Warai No Dagaiku. Dir. Mamoru Hosi, Japão, 2004, 121min)

Dia: 20/01/2012
18h30            
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO
                                 
Japão, 1940. Mutsuo Sakisaka (Kôji Yakusho) é um censor do governo cuja missão é assegurar o teor patriótico das peças de teatro. Hajime Tsubaki (Goto Inagaki) é um comediante, que deseja aprovação para encenar uma peça baseada em "Romeu e Julieta". Sakisaka insiste em modificar o teor da peça, inicialmente por motivações políticas e posteriormente por discordar de sua estética. Ambos passam a reescrever o texto, o que faz com que se empolguem com o material em desenvolvimento.










O PODER VAI DANÇAR
(Cradle Will Rock. Dir. Tim Robbins, EUA, 1999, 129min)

Dia: 21/01/2012
18h30            
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO
                                 
Nova York, 1936, uma época de tumulto social. Os sindicatos de trabalhadores lutam pelas ruas, os grandes industriais aproximam-se do Fascismo Europeu e os programas de trabalho do Governo são acusados de promover o comunismo. Contra este cenário geral, o jovem Orson Welles encena sua mais controversa peça, um violento musical sobre a opressão numa pequena cidade. Sua trupe de miseráveis e excêntricos atores estão comprometidos com o show, mas as forças que agem contra eles são terríveis. Enquanto William Randolph Hearst e Nelson Rockefeller lutam para controlar o poder de idéias criativas com seus livros de bolso, o comitê de atividades não-americanas tira o apoio financeiro de Welles que tem seu teatro sitiado por soldados. A batalha pela apresentação do show e os sacrifícios pessoais de cada artista pela liberdade de expressão, espelham os pequenos e grandes conflitos da época. Contra tudo e todo, um breve e triunfante momento de esperança aparece.











A MULHER E O ATIRADOR DE FACAS
(La Fille Sur Le Pont. Dir. Patrice Leconte, França,1999, 90min)

Dia: 22/01/2012
18h30            
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO
                                 
À noite, numa ponte parisiense, a jovem Adéle (Vanessa Paradis) se debruça sobre as águas geladas do Sena determinada a por fim a sua vida, quando a voz de um estranho a detém. É Gabor (Daniel Auteuil), um atirador de facas, à procura de alguém para lhe servir de alvo em suas performances pela Europa. 



























A ESTRADA PERDIDA
(Lost Highway. Dir. David Lynch, EUA, 1997, 134min)

Dia: 24/01/2012
18h30            
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO
                                 
Fred Madison (Bill Pullman) é um saxofonista de jazz vanguardista que é casado com Renee (Patricia Arquette). Fred suspeita que Renee pode ser infiel a ele, mas percebe que tem coisas maiores para se preocupar quando alguns vídeos aparecem na porta da sua casa, provando que alguém está observado a casa por fora e por dentro (um vídeo mostra ele e Renee dormindo). Quando Renee é encontrada morta, Fred é preso e condenado por homicídio em primeiro grau. Entretanto em uma manhã não está mais em sua cela e se transformou aparentemente em Pete Drayton (Balthazar Getty), um jovem mecânico de automóveis que é libertado mas tolamente se envolve com a mulher de Dick Laurent (Robert Loggia), um gangster, chamada Alice Wakefield (Patricia Arquette), uma loira bem sensual que é exatamente igual a Renee.














BENT              
(Bent. Dir. Sean Mathias, Inglaterra, 1997, 100min)

Dia: 25/01/2012
18h30            
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO
                                 
Na Alemanha nazista, no período que antecedeu a guerra, Max (Clive Owen), um gay, é enviado para o campo de concentração de Dachau. Ele tenta esconder sua homossexualidade usando uma estrela amarela, que era a forma de identificar judeus, em vez do triângulo rosa usado para "marcar" os homossexuais. No campo se apaixona por Horst (Lothaire Blutheau), um prisioneiro homossexual que usa com orgulho seu triângulo rosa.










PARA SEMPRE LILYA
(Lilya 4-ever. Dir. Lukas Moodysson, Dinamarca/Suécia, 2002, 109min)

Dia: 26/01/2012
18h30            
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO
                                 
Lilya (Oksana Akinshina) tem 16 anos e vive em um subúrbio pobre, em algum lugar da antiga União Soviética. Sua mãe mudou-se para os Estados Unidos, com seu novo marido, e Lilya espera que ela lhe envie algum dinheiro. Após algum tempo sem receber notícias nem qualquer quantia dela, Lilya é obrigada a se mudar para um pequeno apartamento, que não possui luz nem aquecimento. Desesperada, ela recebe o apoio de Volodya (Artyom Bogucharsky), um garoto de apenas 11 anos que de vez em quando dorme no sofá de Lilya. A situação muda quando Lilya se apaixona por Andrei (Pavel Ponomaryov), que a convida para iniciar uma nova vida na Suécia. Apesar da desconfiança de Volodya, Lilya aceita o convite e viaja com Andrei. 















XXY
(XXY. Dir. Lucía Puenzo, Argentina/França/Espanha, 2007, 86min)

Dia: 27/01/2012
18h30            
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO
                                 
Alex nasceu com ambas as características sexuais. Tentando fugir dos médicos que desejam corrigir a ambigüidade genital da criança, seus pais a levam para um vilarejo no Uruguai. Eles estão convencidos de que uma cirurgia deste tipo seria uma violência ao corpo de Alex e, com isso, vivem isolados numa casa nas dunas. Até que, um dia, a família recebe a visita de um casal de amigos, que leva consigo o filho adolescente. É quando Alex, que está com 15 anos, e o jovem, de 16, sentem-se atraídos um pelo outro. 




















SHORTBUS
(Shortbus. Dir. John Cameron Mitchell, EUA, 2006, 101min)

Dia: 28/01/2012
18h30            
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO
                                 
Sofia (Sook-Yin Lee) é uma terapeuta de casais que nunca teve um orgasmo. Entre seus pacientes estão James (Paul Dawson) e Jamie (PH DeBoy), que mantém uma relação que começa a dar passos maiores. Há ainda Severin (Lindsay Beamish), uma dominatrix que mantém sua vida em segredo e não se abre para as pessoas. Eles se encontram regularmente no Shortbus, um clube underground onde arte, música, política e sexo se misturam.










VÁ E VEJA
(Idi i Smotri. Dir. Elem Klimov, Rússia, 1985, 142min)

Dia: 29/01/2012
18h30            
Local: Teatro Adalberto Vamozi – SESC CRATO
                                 
Impressionante e rigoroso filme russo. Um dos mais importantes dos últimos tempos. Vá e Veja é uma experiência de dor e perda. Considerado selvagem e único, o filme narra a trajetória de Florya, um jovem de uma aldeia na Bielo-Russia, cujos habitantes foram massacrados por tropas nazistas. Em choque, o jovem vaga pela região ocupada, sendo testemunha de todo o horror e selvageria possível. Uma jornada épica por uma galeria de imagens poéticas e atrocidades humanas brutais em cópia remasterizada. 

















Assine o nosso Feed

Cadastre seu email e receba as atualizações da mostra 21:

Delivered by FeedBurner

Pesquisar no blog