DIÁLOGOS FENOMENAIS Sobre Dúvida

O Star System criado nos primórdios do Cinema pela incipiente Hollywood ainda hoje cumpre o seu papel de guiar o público através da presença no filme de determinado ator ou atriz, ou apropriando-se mais um pouquinho da metáfora, quando determinados astros e estrelas estiverem no elenco.

O filme DÚVIDA possui dois nomes que são quase que sinônimo de boas produções: os versáteis Philip Seymour Hoffman e Meryl Streep. Ambos trazem no currículo uma seqüência de papeis memoráveis em filmes maravilhosos. Gosto de vê-los no cinema porque por menos que o filme, no todo, possa me oferecer, a atuação deles faz com que valha à pena a sessão. Portanto, a primeiríssima razão para que você sinta vontade de assistir Dúvida é a presença deles. E neste caso, especificamente, a escolha dos atores é fundamental, porque se trata de um filme adaptado de uma peça teatral e que se consolida na força dos diálogos, na verdade, embates de titãs.

Tudo é essencial que se note: o ano em que se passa a história, o bairro de Nova York, o aluno negro, o padre progressista, a noviça, a diretora da escola, a mãe do aluno negro. 1964 no Bronx é um momento decisivo das tensões raciais nos EUA e a inserção de negros em colégios onde eram aceitos apenas meninos brancos fará toda a diferença nessa história.

De um lado temos o conservadorismo moralista, elitista, que acredita no poder, na ordem, na violência, e do outro, uma tentativa de inserir amor, compreensão, afeto, sinônimos de rebeldia. Hoje em dia falamos que a violência é um ato de rebeldia. Na verdade, todo o sempre, o Amor foi ato de rebeldia.

A atenção especial que um padre dá a uma criança numa escola, se este padre é liberal e progressista, irá desagradar uma freira rigorosa e maldosa.

Novamente, nas tardes da MOSTRA 21 teremos um filme que apresenta o julgamento apressado de certos fatos e o nascimento de dúvidas elevadas à categoria de certezas desde que sirvam para reforçar preconceitos.

Prestem atenção na movimentação dos personagens em cada cena. A posição que eles ocupam no cenário ajuda a contar a história das relações de poder e da vitória ou derrota num diálogo. Não existe nenhuma conversa no filme que seja dispensável ou trivial. Todas são ricas em indícios, pistas que farão com que você espectador julgue o que está se passando e se sairá da sessão com alguma certeza ou com muitas dúvidas.

0 comentários:

Postar um comentário

Assine o nosso Feed

Cadastre seu email e receba as atualizações da mostra 21:

Delivered by FeedBurner

Pesquisar no blog