A VERDADE QUER GRITAR sobre Katyn


















Essa foi uma descoberta que fiz passeando os olhos pelas prateleiras de uma boa locadora – se bem que já encontrei preciosidades perdidas em péssimos lugares!

Filmes de Guerra ou que tratem de guerras específicas, a princípio, nunca me interessou. Depois fui quebrando esse preconceito quando percebi o que há por trás de um filme deste gênero: as fraquezas, os limites, as grandiosidades humanas para o bem e para o mal. Do que um homem é capaz só se sabe em períodos de guerra. E excelentes diretores perceberam isso.

Com o pano de fundo “Segunda Guerra Mundial” os EUA produziram inúmeras histórias, mas é raro vermos o olhar dos europeus sobre o tema. Em KATYN teremos uma visão ainda mais rara e contundente, a dos poloneses. Refresquem a memória das aulas de História e lembrem-se que foi a invasão da Polônia pelas tropas de Hitler que deflagrou a Segunda Guerra e que foi lá que existiram alguns dos mais terríveis campos de extermínio de judeus, como o de Auschwitz. E depois da Guerra terminada, ainda ficou sob controle soviético.

Bem, deste país vem mais uma revelação aterrorizante sobre do que são capazes os homens e filmado em tom de suspense e quebra-cabeças que tentamos montar, entender e quando o jogo termina, ficamos suspensos.

Nem preciso dizer que adorei ter achado este filme para colocá-lo na seleção da MOSTRA21.

0 comentários:

Postar um comentário

Assine o nosso Feed

Cadastre seu email e receba as atualizações da mostra 21:

Delivered by FeedBurner

Pesquisar no blog