COMÉDIA DE ASSASSINATOS Sobre Monsieur Verdoux












Devido a problemas técnicos (ainda não totalmente resolvidos) ficamos alguns dias sem postar novidades no blog da MOSTRA 21. Mas, hoje, tentaremos corrigir o déficit de informações e regularizar nossos serviços.

O filme de abertura da MOSTRA 21 – SELEÇÃO DA NOITE pertence ao genial Charles Chaplin: MONSIEUR VERDOUX (pronuncia-se, mais ou menos, Meciê Verdú). Neste filme de 1947, Chaplin interpreta um assassino de mulheres ricas e solitárias que caem no seu charme e depois de lhe passarem uma boa quantia de dinheiro são eliminadas. A motivação dos crimes é o sustento da esposa paralítica e do seu filhinho.












Não esperem aqui encontrar o dócil Carlitos. O mais conhecido dos vagabundos deste mundo, que encerrou sua participação no cinema com o magistral LUZES DA CIDADE de 1931. Neste filme sonoro, o personagem interpretado por Chaplin é bem outro, muito mais esperto, perspicaz, frio, inteligente e nada ingênuo.


No entanto, a comédia está presente. Comédia de altíssimo nível e obviamente, recheada de humor negro. O caminho para onde o personagem principal caminha é tão claro, que o filme já se inicia com a imagem de um cemitério e o narrador-fantasma, retrospectivamente, contando os encadeamentos que o levaram até ali.












Prestem muita, mais muita atenção no discurso final de Monsieur Verdoux, um dos textos mais contundentes que o cinema já produziu, que só poderia sair da cabeça de um grande humanista do quilate de Charles Chaplin. Rei no cinema mudo e provando ser majestade por excelência no Cinema com toda a tecnologia que se permita. Um filme nada óbvio para uma MOSTRA 21 cheia de surpresas.

0 comentários:

Postar um comentário

Assine o nosso Feed

Cadastre seu email e receba as atualizações da mostra 21:

Delivered by FeedBurner

Pesquisar no blog