UM MESMO PAÍS DIVIDO Sobre Zona de Risco












Chan-Wook Park trouxe nos anos 2000 a Coréia para a cena cinematográfica. Sua trilogia da vingança (Simpatia pelo Sr. Vingança, Oldboy, Lady Vingança) e Zona de Risco deixaram sua assinatura em alto-relevo.

De cara, as pessoas podem estranhar esse filme na seleção da MOSTRA 21. Porque a capa do filme parece com filmes tradicionais de ação e guerra. Mas quem conhece o diretor, sabe que ele é muito acima da média de produções do gênero. Ele tem um cuidado especial com as imagens: a fotografia do filme lembra o recorte de histórias em quadrinho para adulto ou mesmo de mangás. O título em português é que não ajuda muito também. Se fosse LEALDADE, diria muito mais sobre essa pequena jóia.













A narrativa vai sendo construída a partir dos indícios deixados por um assassinato brutal de dois soldados. De trás pra frente vamos, em camadas, discutindo as relações políticas entre as duas coréias e entre as pessoas para além de fardas e decisões políticas e ideológicas dos dois países: O caso das Coréias é a divisão de pessoas que falam a mesma língua e que vêm do mesmo berço cultural.

Além de instigante e emocionante, esse suspense – não deixa de ser – é, também, surpreendente. Excelente dobradinha temática com o filme da tarde a ser exibido no CCBNB, DESEJO E REPARAÇÃO.

0 comentários:

Postar um comentário

Assine o nosso Feed

Cadastre seu email e receba as atualizações da mostra 21:

Delivered by FeedBurner

Pesquisar no blog