CHOCANDO OS LIBERTÁRIOS Sobre Shortbus










Toda MOSTRA 21 eu coloco, pelo menos, um filme que fala de sexo com o máximo de desenvoltura e liberdade: OS IDIOTAS, KEN PARK, LADO SELVAGEM e até mesmo o acadêmico KINSEY – VAMOS FALAR DE SEXO foram filmes que escandalizaram. Agora é a vez de SHORTBUS dar o seu recado certeiro e sem pudores. Não por acaso ele é o filme de sábado do penúltimo dia de mostra.

Tem muita gente que fala de sexo e diz que acha tudo muito natural e que aceita a diversidade e coisa e tal e continua num discurso demagogo e politicamente correto sempre que tem chance. E quanta dessa gente nunca sentiu um orgasmo ou nunca se permitiu realizar suas mais profundas e secretas vontades... Talvez este seja um dos pontos-chave deste excelente filme do John Cameron Mitchel.

Quando vi este filme no cinema, lembro de ter ficado ruborizado (hehe..) e fiquei muito feliz com essa sensação de leve constrangimento que eu nunca mais havia experimentado. A proposta de produção do filme é muito radical e toca em assuntos que poucas pessoas se propõem discutir sem pudores, sem receios por medo de ficarem taxados disso ou daquilo.

Exibir SHORTBUS faz-me lembrar de uma leitura de Breton feita por Octavio Paz no maravilhoso livro (“Duas Chamas: Amor e Erotismo”) que lemos no LUME em 2011. Octavio Paz diz que quando André Breton escreveu “O Amor Louco” (esse livro tem na Biblioteca do SESC) ele sai em defesa do Amor, combatendo por ele em três frentes: “a dos comunistas, empenhados em ignorar a vida privada e suas paixões; a das antigas proibições da Igreja e da burguesia, e a dos emancipados. Combater os dois primeiros não era difícil, intelectualmente falando; combater o terceiro grupo era árduo pois implicava a crítica de seu meio social. Não há nada mais difícil que defender a liberdade contra os libertários”. (p.125). Será que nossos emancipados libertários aceitarão com tranqüilidade a sessão deste filme?

0 comentários:

Postar um comentário

Assine o nosso Feed

Cadastre seu email e receba as atualizações da mostra 21:

Delivered by FeedBurner

Pesquisar no blog